A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, revelou que tem uma "certa frustração" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a ministra, o desgaste ocorreu depois do "pouco empenho" do governo federal na discussão sobre a medida provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios. Com isso, as pastas dos ministérios dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente perderam força sobre algumas pautas, como a demarcação de terras indígenas.
"Até porque o presidente Lula se comprometeu durante a campanha. Prometeu ministério, cumpriu. Esse ano se posicionou fortemente com esse protagonismo dos povos indígenas e a retomada da demarcação dos territórios", disse Guajajara em entrevista à GloboNews.
"Sei que a bancada ruralista está muito articulada. Acho que o presidente Lula poderia ter entrado um pouquinho mais para impedir essa retirada do Ministério dos Povos Indígenas", acrescentou.
A ministra ainda citou machismo e racismo na discussão sobre a medida, já que os ministérios mais afetados foram o dela e o de Marina Silva.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Blog: O Povo com a Notícia