Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 29 de maio de 2023

OPERAÇÃO LEI SECA: Policiais estão usando câmeras para filmar abordagens em Pernambuco

Policiais militares que atuam na Operação Lei Seca em Pernambuco estão usando câmeras acopladas às fardas para gravar todas as abordagens realizadas aos motoristas. A tecnologia tem o objetivo de garantir mais transparência à operação e promete proteger os profissionais de possíveis ações violentas de condutores que não cumprem a lei.

"Todos os policiais da operação já estão usando os equipamentos, que estavam em fase de testes desde setembro do ano passado. Agora é pra valer. Eles já saem da Secretaria Estadual de Saúde com as câmeras ligadas e permanecem assim até a hora de largar", explicou a tenente-coronel Steice Oliveira, coordenadora da Operação Lei Seca em Pernambuco.

Nas blitzes realizadas pelo Estado, a abordagem inicial é feita pelos policiais militares, que solicitam a documentação do motorista e perguntam se ele fez uso de bebidas alcoólicas. Em seguida, questionam se ele pode fazer o teste do bafômetro. Profissionais da Secretaria de Saúde e do Detran participam na fase seguinte, realizando os exames e analisando os documentos do condutores, respectivamente.

OPERAÇÃO LEI SECA: COMO FUNCIONAM AS CÂMERAS?

As bodycams, como são chamadas essas câmeras, gravam imagens e sons e são transmitidas em tempo real para uma central que fica na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. Ao todo, 28 equipamentos foram adquiridos.

"Fazemos o monitoramento em tempo real do trabalho de todos os policiais na central. Além disso, esse acompanhamento é uma forma de revisar os procedimentos adotados na Operação Lei Seca", disse Steice Oliveira.

Todas as imagens e sons ficam armazenados na nuvem para serem acessados remotamente, se necessário. As gravações ficam salvas por 30 dias e podem ajudar em investigações da polícia.

Ainda de acordo com o Ronda Jc, apesar de ser um serviço muito recente no Estado, a coordenadora afirma que o uso das câmeras nas fardas dos policiais já está influenciando no comportamento dos motoristas durante as abordagens - que evitam tratamentos mais agressivos. 

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia