Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 30 de maio de 2023

Presidente do Uruguai contesta fala de Lula durante reunião entre mandatários sul-americanos; Veja vídeo

O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, contestou nesta terça-feira (30) a fala do mandatário brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre o regime da Venezuela comandado por Nicolás Maduro. A fala ocorreu durante o encontro entre os chefes de Estado sul-americanos que acontece em Brasília.

Na segunda-feira (29), durante encontro bilateral entre o petista e o venezuelano, Lula afirmou, em discurso, que foi construída uma narrativa contra o país vizinho “de antidemocracia, de autoritarismo”.

Hoje, de acordo com o Metrópoles, Lacalle Pou além de criticar a defesa de Lula sobre a Venezuela (veja vídeo abaixo), colocou em dúvida se vai assinar o documento conjunto sobre a cúpula em Brasília. Ele não citou o nome de Lula, mas disse que ficou “surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa”.

“Todos já sabem o que pensamos a respeito da Venezuela e ao governo da Venezuela. Agora, se há tantos grupos no mundo que estão tratando de mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, para que se respeitem os direitos humanos, para que não hajam presos políticos, o pior que se pode fazer é tapar o sol com um dedo”, disse o presidente uruguaio, que é de centro-direita.

“Chamemos as coisas pelo nome que têm e ajudemos. Até pouco tempo Uruguai não tinha embaixador na Venezuela e nós nomeamos um. Como temos em Cuba e tantos lugares, porque nossa afinidade é com o povo venezuelano”, continuou Lacalle Pou.

O presidente do Uruguai disse, então, que trouxe o assunto porque a cúpula está debatendo uma declaração final que fala de democracia e de proteger os direitos humanos e as instituições.
Para ele, não é simples assinar porque nem todos os signatários têm “a mesma definição do que são respeito às instituições, aos direitos humanos e à democracia”.

Assista:

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.