Em seu centésimo jogo na história das Copas, a Seleção Brasileira enfrentou Camarões na tarde desta segunda, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Foi também uma partida com a assinatura de Neymar que, em atuação inspirada, marcou dois dos quatro gols da vitória de 4x1. O primeiro, inclusive, foi o também centésimo gol desta edição do Mundial. Já a terceira vez em que a rede camaronesa balançou ficou por conta de Fred que, após críticas e um primeiro tempo apagado, parece ter feito as pazes com a torcida. Aos 40 do segundo tempo, Fernandinho, que entrou no lugar de Paulinho fechou o placar. O Brasil se classifica para as oitavas em primeiro lugar no Grupo A e enfrenta o Chile, no próximo sábado, às 13h, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
JOGO - Apesar de ter chegado a esta Copa depois de uma campanha instável nas eliminatórias e de já entrar em campo nesta segunda com a eliminação garantida, os camaroneses têm uma seleção competente. E que deu trabalho! Já aos 4 minutos, após um descuido na troca de passes da zaga brasileira, a bola sobrou para Camarões, mas logo foi feito o desarme.
Neste começo de jogo, o Brasil investia numa postura mais ofensiva e jogava mais avançado, criando mais oportunidades de chutes a gol. O problema é que esse esquema acabou se tornando confuso e bagunçava o posicionamento. Os Leões Indomáveis que, até então, só investiam nos contra-ataques, começavam a encontrar mais brechas para avançar com velocidade e toques curtos à área brasileira.
Uma cena que chamou a atenção no primeiro tempo foi aos 14 minutos, em que o lateral Nyom empurrou Neymar na linha de fundo quando a bola já tinha saído. Depois que levou uma advertência do árbitro, o camaronês ainda tentou um pedido de desculpas que foi recusado pelo Camisa 10. Dois minutos depois, a resposta veio em campo. Luiz Gustavo roubou a bola da zaga durante a saída e tocou para Neymar, que estava livre. O atacante mandou para o fundo das redes, sem chance para Itandjé defender. Era o centésimo gol marcado nesta edição do Mundial.
Aos 21, os Leões Indomáveis chegavam ao ataque com Aboubakar, mas Thiago Silva fez o corte e mandou para escanteio. Depois da cobrança, Matip carimbou a trave brasileira. E de tanto insistir no ataque, Camarões chegaram ao empate com o próprio Matip, que recebeu de Myom após descuido da zaga brasileira.
Ainda sob o domínio brasileiro, o jogo teve mais uma mudança no placar aos 33 minutos. Depois de receber na entrada da área, Neymar chutou direto para o gol e marcou o quarto nesta Copa, tornando-se o artilheiro isolado da competição, superando o francês Benzema, que marcou três vezes.
Depois de um primeiro tempo apagado, com apenas oito toques na bola, Fred voltou para o segundo tempo já levantando a torcida. Aos 4, o atacante recebeu pela esquerda de David Luiz e, de posição duvidosa, marcou de cabeça. Recuperando a moral com a torcida, o jogador foi aplaudido e ouviu fez a festa com seu primeiro gol neste Mundial.
De volta aos campos depois de uma partida no banco por sentir dores no joelho, Hulk não fez boa partida. Teve boas chances para marcar, mas não tinha paciência e acabava se atrapalhando com as próprias pernas e força.
Aos 39, para fechar o placar, os brasileiros aproveitaram um erro na saída de bola camaronesa e Fernandinho finalizou. O meio-campo entrou durante o segundo tempo no lugar de Paulinho e fez uma ótima partida. Ajudou na saída de bola e marcou bem no campo de ataque.
Blog: O Povo com a Notícia