Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Em 12 horas, Recife registra chuva esperada para 11 dias

A capital pernambucana registrou em apenas 12 horas 140 milímetros de chuva, o que corresponde à média histórica de 11 dias do mês de junho. A medição foi feita entre as 4h e 16h, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil da capital na noite desta quinta-feira (26). Até as 18h, foram contabilizados 89 deslizamentos de terra em localidades como Vasco da Gama, Dois Unidos, Linha do Tiro, Jordão, Ibura, Várzea, Dois Irmãos e Córrego do Jenipapo. Ninguém ficou ferido. Quinze famílias tiveram que deixar seus imóveis. Devido ao transbordamento do Rio Beberibe, 30 famílias da Campina do Barreto foram alojadas na Escola Municipal de Água Fria. No local, estão sendo servidas refeições. Também será feita a entrega de kits limpeza, lençóis e colchões. Na comunidade Novo Caxangá, próxima ao Rio Capibaribe, cerca de 35 famílias foram encaminhadas para casas de parentes. Elas também irão receber o atendimento emergencial com entrega de mantimentos. A central de atendimento (0800-081-3400) da Defesa Civil totalizou 283 ocorrências, entre deslizamentos, transbordamento de canais, solicitações de vistorias técnicas e de reposição de lonas plásticas. Conforme a Defesa Civil, as equipes técnicas realizaram 212 vistoriais e providenciaram a colocação de 25.420 m2 de lonas plásticas em 101 pontos de risco. Ao todo, 394 profissionais estão atuando nas ações. Devido à previsão de continuidade da precipitação nas próximas horas, as equipes do plantão noturno estão sendo ampliadas. 

Falhas de semáforos, queda de árvores, inundações
Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), 39 semáforos apresentaram falhas devido às chuvas. Foram registrados oito acidentes e duas quedas de árvore, na Avenida Apipucos (Zona Norte) e na Praça do Derby (área central da capital). Cerca de 20 vias do Recife apresentaram pontos de alagamentos, como a Rua dos Navegantes (Boa Viagem); Viaduto Capitão Temudo (perto do fórum da Joana Bezerra); Rua General San Martin; Rua Dra. Ana Xavier (Casa Amarela); Rua Gerônimo Vilela (Campo Grande); Avenida Caxangá (Zona Oeste) e Rua Ernesto de Paula Santos (Boa Viagem). O G1 ainda registrou inundações em vários trechos da Avenida Recife, principal ligação entre as zonas Sul e Oeste. Parte da via ficou debaixo d’água e o tráfego, paralisado. Alguns condutores abandonaram veículos no meio do corredor viário. Várias pessoas tiveram que caminhar a pé pelo meio da via para tentar fugir dos alagamentos. A reportagem circulou de carro pelo local e não conseguiu trafegar devido ao grande volume de água retido. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que 100 profissionais estão trabalhando para diminuir os pontos de alagamentos. Até as 16h, cinco jatos de sucção e três bombas hidráulicas eram usados para minimizar as inundações. 

Torcedores perdem jogo entre EUA X Alemanha
A chuva que atinge a Região Metropolitana foi um complicador a mais para os torcedores que estavam a caminho da Arena Pernambuco, para assistir à partida entre Estados Unidos e Alemanha -- que terminou com vitória alemã por 1 a 0 e classificação das duas seleções às oitavas de final da Copa. A equipe da Polícia Militar que estava no entorno do estádio estimou que 300 pessoas perderam parte do jogo, em função dos atrasos provocados pela precipitação. (G1)

Blog: O Povo com a Notícia