Nesta segunda-feira (13) é comemorado o Dia Nacional do Forró. O dia foi escolhido para homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que nasceu neste mesmo dia em 1912. E é justamente sobre Gonzagão e sobre um ano muito importante na história do ritmo que nós iremos falar hoje, o ano de 1950, quando tivemos pela primeira vez uma música com "Forró" em seu título.
A música em questão era Forró de Mané Vito. Vale lembrar que antes disso o Forró já era
tocado, mas ainda não existiam músicas que utilizavam de forma oficial a
palavra, que era usada apenas em sua forma originária, como Forrobodó.
Confira abaixo a música "Forró de Mané Vito"
Apesar de esta ser a versão oficial para qual foi a primeira gravação de um Forró na história, alguns pesquisadores cearenses afirmam que, na verdade, a primeira gravação aconteceu anos antes, feita por Xerém e sua irmã, Nadir Alcântara. O nome da música é Forró na Roça, mas a ideia de que esta era a primeira gravação oficial acabou sendo descartada, já que o ritmo não se tratava de um Forró, mas sim uma moda caipira um um "choro Sertanejo". Escute abaixo!
Forró Patrimônio Imaterial
Vale lembrar que na última semana o Forró finalmente foi declarado como Patrimônio Imaterial Brasileiro, além de ser considerado um supergênero, já que engloba vários ritmos e variações ao longo da história.
A declaração veio após anos de pesquisa, em um processo que teve início no ano de 2011 e que contou com documentos históricos em texto, áudio e vídeo. Foram analisados elementos musicais, históricos e sociais para que o Forró viesse a alcançar o status.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Blog: O Povo com a Notícia