Os clientes da OceanGate assinaram um termo de responsabilidade que previa o risco de morte ou ferimentos graves. A embarcação implodiu, nesta semana, e deixou cinco pessoas mortas.
O documento cita "repetidamente" o risco de ferimentos graves e deixa claro aos clientes que eles assumem o risco sem a possibilidade de qualquer recurso contra a instituição responsável pela expedição, ainda que haja negligência ou problemas na operação do submarino.
"Assumo total responsabilidade pelo risco de lesões corporais, invalidez, morte e danos materiais devido à negligência da [OceanGate] durante o envolvimento na operação", diz trecho do documento.
Em outro trecho, o termo ressalta que a operação é realizada através de uma "embarcação submersível experimental".
"A embarcação submersível experimental não foi aprovada ou certificada por nenhum órgão regulador e pode ser construída com materiais que não foram amplamente utilizados em submersíveis ocupados por humanos", ressalta o texto, em referência à mistura de titânio e fibra de carbono aplicada no Titan e considerada incomum para veículos do tipo.
Riscos de implosão
O termo de responsabilidade ressalta que, nas profundezas do oceano, o submarino "estará sujeita a extrema pressão e que qualquer falha a esta altura "pode causar ferimentos graves ou morte". Ao assinarem o documento, os clientes concordam em se expor a "riscos associados a gases de alta pressão, manutenção de oxigênio puro, sistemas elétricos de alta tensão e outros perigos que podem levar a danos materiais, lesões, invalidez e morte".
No final do documento, os passageiros da OceanGate recusavam à possibilidade de responsabilizar a empresa por quaiquer danos.
"Eu entendo os riscos inerentes às atividades que serão realizadas durante a operação, e assumo total responsabilidade por todos os riscos de danos materiais, ferimentos, invalidez e morte.... Concordo em defender, indenizar, salvar e isentar a OceanGate Expeditions, Ltd. de qualquer perda, responsabilidade, dano ou custos que possam incorrer devido a qualquer reclamação apresentada em violação deste termo", destaca o texto.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram clique aqui.