Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Pagamento de R$ 930 mil teria sido feito a tenente-coronel para vazar dados de operações contra garimpeiros

A Polícia Federal (PF) investiga pagamentos que totalizam R$ 930 mil depositados em contas vinculadas ao tenente-coronel do Exército Abimael Alves Pinto. A PF aponta que o valor tenha sido repassado para o militar para vazar dados das operações policiais contra garimpeiros da região do Japurá, no Norte do Amazonas, próximo à divisa com a Colômbia.

O relatório policial indica que o dinheiro foi depositado por uma empresa de importação e exportação de minérios, sediada em Porto Velho, em uma conta no nome de Abimael, na conta de sua mulher e de uma empresa da família. O militar era lotado no subcomando do Batalhão de Selva e cuidava do controle operacional de ações na fronteira. As informações são de O Globo.

O dono da companhia de importação e exportação de minérios foi preso preventivamente pela PF na última terça-feira (27). Já o tenente-coronel foi alvo de um mandado de busca e apreensão. Na sua residência, em Ponta Grossa, no Paraná, os agentes apreenderam relógios e joias.

O Exército informou que ele também é alvo de um Inquérito Policial Militar (IPM) e que o Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada cumpriu a ação contra ele em parceria com a Polícia Federal.

Em nota, a defesa de Abimael Alves Pinto afirmou que ele "não praticou qualquer ilícito e jamais recebeu valores de criminosos para dar informações privilegiadas que pudessem interferir nas operações".

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram clique aqui.