Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 26 de março de 2018

Caravana de Lula é recebida com pedras e ovos em Santa Catarina


Observados à distância por policiais militares, cerca de 30 manifestantes arremessaram, neste domingo (25), ovos e pedras contra os três ônibus que integram a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chegada à cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.

A janela do motorista do ônibus ocupado por Lula foi quebrada, obrigando que a caravana estacionasse no acostamento metros à frente. Carros particulares também foram atingidos pelos manifestantes, que o esperavam no trevo de acesso ao município.

Como minutos antes a PM tinha proibido a permanência de um ônibus do MST no trevo onde Lula era aguardado por opositores, a comitiva estava sem a escolta dos sem terra.

Irritado, o coordenador da caravana, Márcio Macedo, foi até os agentes policiais encarregados da segurança da comitiva para cobrar responsabilidade. O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), procurou as autoridades responsáveis pela integridade física do ex-presidente para exigir providências.

Na semana passada, Pimenta conversou pessoalmente com o ministro da Defesa, Raul Jungmann. Os coordenadores da caravana também procuraram o Ministério da Justiça e os governos dos três estados do Sul. Mas a tensão só se agravou desde então.

“O que aconteceu aqui foi um atentado. Poderia ter acontecido uma tragédia”, disse Pimenta.

“Esse não é um ato político. É um ato criminoso”, criticou.

À noite, em ato em São Miguel, ovos foram lançados sobre o palanque onde discursava o ex-presidente, gerando confusão entre o público presente. Coberto por guarda-chuvas para deixar o local, Lula se disse triste e chamou os agressores de canalhas.

Na véspera, o hotel onde Lula estava hospedado em Chapecó foi cercado por aproximadamente cem pessoas, que tentavam bloquear seu acesso ao palco instalado numa praça a 200 metros dali.

O ex-presidente deixou o hotel pelos fundos.

Coordenador da caravana, o ex-deputado Paulo Frateschi levou uma pedrada na orelha esquerda na tentativa de proteger o ex-presidente.

Já na praça, manifestantes lançaram ovos e pedras contra seguranças e apoiadores de Lula. Um professor de educação física foi atingido na cabeça.

Repetindo tática adotada ao longo de toda a caravana, manifestantes soltaram fogos no momento em que Lula iniciava seu discurso.

Lula ironizou afirmando nunca ter sido recepcionado com tantos fogos. No discurso, ele lamentou que os manifestantes não tenham doado esses ovos a quem passa fome.

Ao perceber que Lula não conseguiria entrar no carro para voltar ao hotel, Macedo fez um apelo ao microfone para que os militantes o escoltassem até lá.

Nas cidades por onde Lula passou, os manifestantes repetem padrões.

Sempre um pequeno grupo é escalado para esperar passagem do ex-presidente, informando os que estão poucos metros adiante.

Eles são orientados, por exemplo, a se dispersar no momento de aproximação de policiais para desbaratá-los e escondem pneus no mato para queimá-los impedindo a passagem do ex-presidente. (Via: Folhapress)

Blog: O Povo com a Notícia