Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 27 de março de 2018

Segurança da caravana de Lula dá tapa no rosto de repórter do jornal O Globo


Um segurança contratado para a escolta da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um tapa no rosto do repórter Sérgio Roxo, do jornal O Globo.

A agressão aconteceu na tarde desta segunda-feira (26), em Francisco Beltrão (PR), no momento em que o repórter registrava com seu celular a abordagem de seguranças a dois rapazes suspeitos de tentar incendiar pneus para impedir o acesso de Lula ao aeroporto da cidade.

Os jovens estavam sentados no chão, à beira do aeroporto de Francisco Beltrão, e cercados por seguranças do ex-presidente.

Lula acabara de decolar com destino a Foz do Iguaçu (PR).

Identificando-se como agente da GSI (Gabinete da Segurança Institucional), um senhor pediu que Roxo guardasse o celular. O que foi feito.

Outro, mais exaltado, exigiu que o repórter apagasse as cenas da memória do celular.

Como o repórter se recusou, o segurança lhe deu um tapa.

ABORDAGEM

O repórter tentava registrar a abordagem dos seguranças. Eles tinham detido dois rapazes. Um deles, Ricardo Inocêncio, carregava no carro pneus e combustível.

Os seguranças contratados deram tapas no rapaz, exigindo documentos e o celular para checagem de mensagens.

Um segurança da equipe permanente do ex-presidente tentava tranquilizar os ânimos, pedia cautela e sugeriu que a polícia fosse acionada.

Um terceiro rapaz chegou de moto, sendo também detido. Os agentes tiraram seu celular.
Para baixar a tensão, o segurança oficial de Lula pedia que os rapazes permanecessem sentados para esperar a polícia.

A polícia chegou em seguida, os seguranças da caravana foram embora e o repórter, que manteve as imagens no celular, disse que iria registrar um boletim de ocorrência.

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) divulgou nota condenando com veemência a agressão. "Além de injustificável ato de violência, foi lamentável tentativa de impedir o livre exercício do jornalismo. O trabalho dos jornalistas é levar os fatos ao conhecimento público e quem busca prejudicar essa missão está agredindo os próprios cidadãos." (Via: Folhapress)

Blog: O Povo com a Notícia