Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 31 de março de 2018

O significado dos dias da Semana Santa


A tradição da Semana Santa é muito antiga e é passada de geração para geração, mas poucos sabem o verdadeiro significado dos dias da Paixão de Cristo. A quarta-feira santa, é o quarto dia da semana e, no evangelho, é apresentada a traição de Judas, descrevendo como o apóstolo foi até aos chefes dos sacerdotes para trair Jesus e aceitou trinta moedas de prata em recompensa. Essas passagens podem ser lidas em Mateus capítulo 26, versículos 14 até 25.  

Quinta-feira santa: É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, onde Ele, humildemente, lavou os pés dos seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata. (Jo 13,1-15) Foi quando Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como sua eterna memória, e, em seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois, Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou consigo três discípulos, e começou a sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus.

É à noite em que Jesus é interrogado, e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia em vigília e honra ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus.

Sexta-feira da Paixão: Relembra o dia em que Jesus Cristo é crucificado. Após sua prisão, Ele é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça, é levado á presença de Pilatos, e depois de condenado carrega com a sua própria cruz, até ao monte Calvário. Ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, morre. o Seu corpo foi depois retirado da cruz, e colocado num sepulcro cavado na rocha. Neste dia, é praticado o jejum, e a abstinência da carne em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.

Sábado de Aleluia: Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. A vigília termina com o amanhecer da Páscoa.

Domingo de Páscoa: Dia da ressurreição, quando Jesus se levanta de sua sepultura, e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da sua ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

Blog: O Povo com a Notícia