Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Surto chega ao Agreste e ao Sertão: Mais 4 cidades registram casos de lesões na pele que provocam coceira

Pernambuco confirmou, nesta quarta (1°), notificações de casos de lesões de pele com sintomas de coceira e vermelhidão em mais quatro municípios, totalizando 17 cidades. O surto, que ainda não têm diagnóstico, chegou a Escada Carpina, na Zona da Mata, Limoeiro, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. São cinco notificações nesses municípios.

Ainda não se sabe ao certo qual a causa das lesões, que têm sido investigadas pelos órgãos de saúde do estado e dos municípios. Os primeiros registros aconteceram em outubro, na capital pernambucana.

Na segunda-feira (29), médicos afirmaram que não havia fatores suficientes que correlacionassem as erupções cutâneas com o uso de ivermectina. A hipótese foi considerada por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Desde o dia 19 de novembro, o Núcleo de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde publicou uma nota técnica que orienta os serviços e profissionais de saúde a notificarem, em até 24 horas, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) sobre os casos de pessoas com lesões na pele e coceira.

Por meio de nota, a secretaria informou que "relatos de casos de natureza similar (erupção cutânea e coceira) de outros municípios estão sendo constantemente verificados junto às secretarias municipais".

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde ao G1 PE, até esta quarta, tinham sido notificados 331 casos. O número, no entanto, é menor do que o divulgado pelos municípios.

Recife é a cidade com mais casos, somando 207, segundo a prefeitura, em 44 bairros. Também há ocorrências em Jaboatão dos Guararapes, com 128 ocorrências, e Olinda, com 36 registros.

Camaragibe totalizou 26 notificações e Ipojuca notificou oito casos suspeitos. Limoeiro tem dois casos e Carpina, Escada, Petrolina e Araçoiaba, notificaram um, cada.

Em São Lourenço da Mata, são duas ocorrências. Paulista notificou 17 e o Cabo de Santo Agostinho, nove. Em Igarassu, foram seis e, em Itapissuma, 13.

As prefeituras de Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão também informaram, no sábado (27), que tinham registrado casos do surto.

As gestões municipais de MorenoAbreu e Lima e Itamaracá informaram que não houve registros das lesões nas cidades até esta quarta-feira (1°).

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia