A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a importação e o uso do medicamento Tecovirimat. O recurso será usado para tratamento da varíola dos macacos, sem a obrigatoriedade de registro prévio. A princípio, o pedido foi realizado pelo Ministério da Saúde.
De forma excepcional, a dispensa terá como prazo o período de seis meses. Logo, a partir de fevereiro de 2023 ela vai poder ser imediatamente suspensa. Assim como vai passar a ser utilizado no Brasil, o remédio é utilizado nos Estados Unidos e tem como produtora a empresa americana Catalent Pharma Solutions.
Indicado para tratamento de doenças originadas por Orthopoxvírus, família integrante do monkeypox, em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de treze quilos, o medicamento é o Tecovirimat, que só poderá ser empregado na concentração 200 mg, em cápsula. Além disso, a agência também aprovou a dispensa de registro para a importação e uso da vacina Jynneos/Imvanex.
Em uso nos EUA e na Europa, o imunizante é indicado para adultos. Além disso, a dispensa vai ocorrer de forma temporária, com validade por seis meses.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Blog: O Povo com a Notícia