Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Pesquisa Ipespe: Lula lidera com 43%; Bolsonaro tem 35%

Pesquisa Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, divulgada nesta quarta-feira (31/8), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa à Presidência da República, com 43% das intenções de voto. Em seguida, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), candidato à releeição, tem 35%.

Em relação ao último levantamento do instituto, divulgado em julho, o petista oscilou 1 ponto dentro da margem de erro — e saiu de 44% para 43%. A preferência do eleitorado por Bolsonaro se manteve no mesmo patamar.

Os dados fazem parte do cenário estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos aos entrevistados.

Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, mesmo número da pesquisa anterior. A senadora Simone Tebet (MDB) tem 5% das intenções, oscilando um ponto em relação à edição de julho. Segundo a margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Luiz Felipe D’Avila aparece com 1%; enquanto Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), Roberto Jefferson (PTB), Vera Lúcia (PSTU) e Léo Péricles (UP) não atingiram 1%.

A pesquisa também registra que 4% pretendem votar branco ou nulo, e os que não sabem/não responderam representam 2% dos entrevistados.

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, em que nenhum nome de candidato é apresentado ao eleitor, a vantagem de Lula diminuiu. O petista manteve os 40% do levantamento anterior, mas Bolsonaro saltou de 30% para 34%. Em seguida, Ciro aparece com 5%; Tebet com 3% e D’Avila com 1%.

A pesquisa, encomendada pela XP Investimentos, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-04347/2022. Foram consultadas 2 mil pessoas por telefone, entre os dias 26 a 29 de agosto. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. (Via: Metrópoles)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia