Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

INSS: Saiba como escapar do golpe da prova de vida

A realização da prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou de obrigatória para optativa desde fevereiro deste ano. Contudo, golpistas entraram na onda e buscam, constantemente, se aproveitarem da comprovação de vida para realizar golpes nas três categorias seguintes: aposentados, pensionistas e demais beneficiários do instituto. 

Cientes das possibilidades, os fraudadores encaminham mensagens aos segurados, tanto por carta, email, telefone, SMS ou WhatsApp pedindo dados e documentos. Eles visam atualizar as informações acerca do beneficiário. Caso toda a papelada seja enviada, a pessoa automaticamente adquire chance de ser vítima do golpe e perder o benefício. 

Os criminosos pedem dados pessoais e fotos de documentos para que um possível 'block' nos pagamentos não aconteça, conforme aponta o INSS. Em alguns casos, links são encaminhados para que a biometria facial seja realizada. Uma vez que clique nele, o cidadão correrá grande risco de ter seus dados roubados. 

Dessa maneira, o órgão aciona os segurados constantemente. Acima de tudo, a informação principal é que o Instituto não encaminha pedido de atualização de dados. Além disso, o órgão sequer faz contato por telefone, assim como não manda links para o celular do beneficiário. 

Fique por dentro de dicas para fugir

As principais pontuações para não cair na armadilha do golpe são: não encaminhar dados, com exceção do uso do aplicativo "Meu INSS"; atender e conversar apenas os números usados pelo órgão para contatar seus clientes: 280-41 (por SMS), 135 (chamada telefônica). O detalhe é que a biometria tem que ser realizada exclusivamente pelo aplicativo gov.br. 

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia