Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Genial/Quaest: Lula e Bolsonaro têm empate técnico em quatro regiões

Dados da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (31/8), mostram que o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), estão empatados dentro da margem de erro em quatro das cinco regiões: Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste.

Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, o favoritismo do petista continua sendo explicado pela vantagem dele em relação a Bolsonaro no Nordeste: são quase 40 pontos percentuais (Lula tem 58% das intenções de voto na região, contra 21% de Bolsonaro).

No Sudeste, Lula também aparece com vantagem, mas menor: 39%, contra 36% de Bolsonaro, o que representa empate técnico. Outros candidatos têm 12%, e brancos, nulos e indecisos representam 10%.

No Sul, é Bolsonaro quem fica numericamente à frente (39% a 36%), novamente empatados dentro da margem de erro.

A sondagem apontou cenário de estabilidade na corrida presidencial em relação aos últimos levantamentos do instituto. Na pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados ao entrevistado, Lula e Jair Bolsonaro oscilaram um ponto para baixo, dentro da margem de erro de dois pontos, chegando a 44% e 32%, respectivamente.

Em 3 de agosto, a Quaest indicou Lula com 44% das intenções de voto, e Bolsonaro (PL) com 32%. Duas semanas depois, em 17 de agosto, Lula marcou 45%, e Bolsonaro, 33%. Agora, os dois líderes voltaram ao patamar do início do mês: 44% a 32%.

Completaram a lista do cenário estimulado: Ciro Gomes (PDT), com 8%; Simone Tebet (MDB), com 3%; Pablo Marçal (Pros), com 1%; Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Eleitores indecisos totalizam 6%; votos brancos e nulos e entrevistados que não pretendem votar, 5%. Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

Pesquisa espontânea

Já no cenário espontâneo, que não oferece ao entrevistado os nomes dos presidenciáveis, Lula aparece com 32%, e Bolsonaro, 25%. Indecisos são 37%. Ciro Gomes aparece com 3%. Branco, nulo e não pretende votar representam 2%. Em relação aos dois últimos levantamentos, Lula e Bolsonaro seguiram oscilando dentro da margem de erro: Lula caiu um ponto, ao passo que Bolsonaro caiu dois.

Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa apontou cenário estável também em eventual segundo turno: Lula com 51%, e Bolsonaro, 37%. Branco, nulo e não pretende votar respondem por 9%. Indecisos somaram 4%. Em 3 de agosto, o retrato do ex-presidente e do atual mandatário era o mesmo: 51% a 37% no segundo turno. Em 17 de agosto, foi de 51% a 38%, ainda dentro da margem de erro.

De 25 a 28 de agosto, a Quaest fez 2 mil entrevistas pessoais com eleitores a partir de 16 anos. A margem de erro é de três pontos; o nível de confiança, 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00585/22. (Via: Metrópoles)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia