Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Dançarinas de pole dance relatam preconceito após serem expulsas de barraca de praia

Um grupo de dançarinas de pole dance sofreram preconceito e foram convidadas a se retirar durante uma apresentação realizada numa barraca na Praia de Sabiaguaba, em Fortaleza, no Ceará. 

O fato aconteceu no último domingo (28) enquanto professoras e alunas de uma escola de dança iniciaram uma apresentação esportiva no local. O estúdio da qual as mulheres fazem parte lançou uma nota de repúdio nesta segunda-feira (29) em defesa das professoras e alunas.

De acordo com o G1, a apresentação, chamada Pole Beach, tinha por objetivo desmitificar a conotação sensual empregada à dança e foi combinada com antecedência com a administração do estabelecimento. "De início fomos bem recebidas por uma funcionária que ficou responsável por nos acolher, começamos a fazer a apresentação na barra do pole dance quando a movimentação ainda era pequena. Com a chegada de mais clientes, começaram as reclamações que foram nos repassadas pela funcionária. Segundo ela, algumas clientes pediram para a gente vestir uma bermuda ou irmos para um lugar mais afastado pois elas estavam se sentindo incomodadas com os olhares dos maridos para nós", afirmou a dançarina e educadora física Lorena Medeiros.

Logo depois, o dono do estabelecimento entrou em contato com o gerente solicitando que nos retirasse porque a apresentação estava incomodando às famílias. "Paramos a apresentação e passamos a andar pelas mesas para explicar as pessoas sobre a modalidade, tentando desmistificar essa imagem de que o pole dance está ligado apenas à sensualidade ou à prostituição, mas não houve conciliação e tivemos que sair do local", explicou.

Procurada, a barraca de praia onde aconteceu a situação não se manifestou sobre o assunto. A academia de dança divulgou uma nota de repúdio sobre o ocorrido contra a equipe da apresentação na praia. "Sabemos da triste realidade do sistema machista, que tolhe, diminui e oprime quaisquer manifestações que não as que se encaixem no padrão engessado e puritano socialmente aceito por esse sistema. Contamos com amigos, familiares e toda a comunidade pole dancer para denunciar esse comportamento tão inaceitável", disse a nota.

Após deixar o estabelecimento, as dançarinas foram para outra barraca, dessa vez na Praia do Futuro, onde conseguiram realizar a apresentação normalmente.

Pole esporte

O pole dance vem se firmando como esporte ao longo dos anos e já existem, pelo menos, 20 federações de pole esporte no país. Desde 2015, atletas são selecionados em um campeonato brasileiro para participarem de competições mundiais.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia