Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Primeiro semestre de 2022 tem queda de 5% no número de homicídios em relação a 2021

O número de assassinatos no primeiro semestre de 2022 no Brasil caiu em 5% comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 20,1 mil assassinatos nos primeiros seis meses do ano nas 27 unidades federativas do país. As informações foram divulgadas através do índice nacional de homicídios criado pelo G1, utilizando dados oficias dos 26 estados e do Distrito Federal.

Mesmo com a queda, o número ainda é considerado alto, uma vez que em média, mais de 111 brasileiros foram assassinados por dia no período divulgado pelo levantamento. Foram contabilizados os crimes de homicídio doloso, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

No ano passado, o país teve uma queda de 7% no número de assassinatos em comparação a 2020. Foram 41,1 mil mortes violentas intencionais, menor número de toda série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta dados desde o ano de 2007.

Comparando os estados, o que teve o maior aumento no número de assassinatos foi Rondônia, com 24%, enquanto que o que teve a maior queda no índice foi Roraima, com 34% a menos. Somente sete estados registraram aumento nos números registrados, são eles Minas Gerais, Piauí, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

A Bahia ficou entre os 10 estados com o maior índice de queda, com um percentual de 10%, atrás de Goiás (-14%), Acre (-15%), Rio de Janeiro (-16%), Espírito Santo (-16,5%), Maranhão (-17%), Amapá (-17%), Rio Grande do Norte (-18%), Distrito Federal (-21%) e Roraima (-34%).

"Policiais militares, civis e técnicos, além dos bombeiros provam diariamente a competência no combate à criminalidade. Os baianos sentem orgulho de vocês. Parabéns a todos os profissionais baianos", declarou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia