Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

No ranking de cidades mais sustentáveis de PE; Ibimirim, Itacuruba e Belém ficam à frente de Floresta, no Sertão

O arquipélago de Fernando de Noronha ficou em primeiro lugar em Pernambuco no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades no Brasil (IDSC-BR). Ainda assim, o território apresenta "grandes desafios" a serem superados em nove das 17 categorias avaliadas.

A nível nacional, Noronha ficou na 342ª posição entre as cidades mais sustentáveis, com pontuação de 57,2 de 100. O primeiro lugar ficou com São Caetano do Sul, em São Paulo, com pontuação de 65,62.

O índice aponta a urgência de ações no arquipélago que colaborem contra a ação climática, pela erradicação da pobreza, da fome e das desigualdades; para a promoção da saúde e da educação de qualidade; e para o estímulo à indústria, medidas sustentáveis e parceria para implementação dos objetivos.

No Estado, após Noronha, vem Petrolina (1084ª), Tamandaré (1227ª) e Recife (1445ª). A capital pernambucana fica em 15º lugar entre as demais capitais do País.

Os municípios de Triunfo, Ibimirim, Itacuruba, e Belém do São Francisco, estão à frente de Floresta, na posição no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades no Brasil (IDSC-BR).



Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

O estudo reúne informações públicas e oficiais relacionados a 100 indicadores, que juntos apresentam uma visão abrangente das 5.570 cidades brasileiras. Os municípios são analisados sobre como estão atuando para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os dados utilizados para definir a pontuação estão: cobertura de vacinas, desnutrição infantil, gravidez na adolescência, população atendida com serviço de água, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), domicílios em favela, desigualdade de salário por sexo, taxa de homicídio, população atendida com esgotamento sanitário e doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.

O sistema de pontuações do estudo é definido por avaliações divididas em “Verde”, que é o melhor indicador, “Amarelo”, de índice moderado, e “Vermelho”, com grandes desafios a serem solucionados.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Erradicar a pobreza

Erradicar a fome

Saúde de qualidade

Educação de qualidade

Igualdade de gênero

Água potável e saneamento

Energias renováveis e acessíveis

Trabalho digno e crescimento econômico

Indústria, inovação e infraestruturas

Reduzir as desigualdades

Cidades e comunidades sustentáveis

Produção e consumo sustentáveis

Ação climática

Proteger a vida marinha

Proteger a vida terrestre

Paz, justiça e instituições eficazes

Parcerias para a implementação dos objetivos

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia