Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma inspetora do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, em Curitiba, dizendo que um aluno ficou com "carinha de macaco" durante uma aula nesta quarta-feira (21).
A fala causou revolta entre os estudantes da sala, que acusaram a mulher de racismo. Não pode ser nenhum outro bicho, tem que ser um macaco só porque ele é preto", indagou uma estudante.
Na tentativa de se defender, a professora afirmou que "podia ter falado 'por que essa cara de cachorro?'" e que o aluno ofendido "nem é tão negro assim".
O vídeo foi divulgado inicialmente pelo deputado estadual Renato Freitas (PT), que protocolou um pedido de instauração de sindicância para o afastamento da funcionária.
Assista:
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (SEED) informou que a educadora será “remanejada e está afastada das atividades por atestado médico”.
Leia na íntegra:
A Secretaria da Educação informa que a direção do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa recebeu ontem, em reunião, o estudante que se queixou da atitude da funcionária, acompanhado da mãe. Em seguida, a direção promoveu falas em sala de aula a respeito do combate ao racismo e da importância do respeito à diversidade étnico-racial. A secretaria analisará o caso, apurando os fatos e tomando as providências administrativas cabíveis. A Seed-PR repudia todo e qualquer ato racista e reforça que o ambiente escolar é um local de aprendizado, respeito e celebração da diversidade. A funcionária será remanejada e está afastada por atestado médico.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram clique aqui.