Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 10 de março de 2020

Secretaria de Educação realiza ações nas escolas contra o coronavírus


A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), junto à Secretaria Estadual de Saúde, promove uma ação de conscientização a respeito do novo coronavírus até 13 de março, nas 1.060 unidades escolares da Rede Estadual. Gestores e coordenadores das 16 Gerências Regionais de Educação do Estado encontraram-se, nesta segunda-feira (09), no auditório da SEE, no Recife, para assistir a uma palestra de orientação com André Longo, secretário estadual de Saúde, que mostrou os principais aspectos da doença, sintomas e como se prevenir em situações suspeitas.

O intuito é fazer com que as informações mais corretas acerca do tema sejam levadas aos alunos da Rede Estadual, a fim de evitar a disseminação de boatos e incentivando a prevenção. Todas as escolas receberão orientação para reservar pelo menos um dia para dinâmicas relacionadas à discussão a respeito do novo coronavírus, com aparato de cartazes e folders disponibilizados pela Secretaria.

“Além de passar para as escolas as informações básicas de prevenção que recebemos da Secretaria de Saúde do Estado, também existe a finalidade de evitar que as pessoas sejam contagiadas e comecem a buscar informações oficiais e a entenderem exatamente o que está acontecendo para que a gente continue nesse ambiente de normalidade dentro das nossas escolas”, explicou Severino Andrade, secretário executivo de planejamento e coordenação da SEE.

O Governo do Estado está trabalhando desde o final de janeiro para preparar a rede de saúde em prol da vigia e do atendimento de prováveis casos suspeitos do novo coronavírus. A SES fez reuniões com a rede hospitalar (pública e privada), organizou um plano de contingência e instruiu os profissionais de saúde para que seja feito o manuseio clínico certo do paciente.

No Estado, já foram registrados 27 casos suspeitos do novo coronavírus. Segundo a SES, 18 foram desconsiderados e nove continuam suspeitos. Não há, até o momento, nenhuma confirmação registrada para o Covid-19.

De acordo com André Longo, secretário de Saúde do Estado, um dos principais intuitos desse ato é refutar boatos. “Nós precisamos trazer informação de qualidade e esta ação é uma oportunidade para que a gente possa levar para o âmbito das 1060 escolas do estado esclarecimentos sobre como prevenir o coronavírus. A gente sabe que uma série de medidas simples pode ser difundida de maneira correta para que possamos ter uma prevenção adequada na transmissão de vírus respiratórios, que são transmitidos por gotículas. Apesar da gente não ter ainda a circulação do coronavírus em Pernambuco, é importante que esses jovens possam ter as noções básicas de como se prevenir, inclusive de outros tipos de vírus, que de fato circulam hoje aqui em nosso território”, informou.

Os principais sintomas da Covid-19 – que podem ser parecidos com os da gripe – são: febre, tosse e dificuldade para respirar. Algo que pode ser decisivo no diagnóstico é saber se a pessoa esteve em algum lugar em que há forte propagação do Covid-19, 14 dias antes de começarem a aparecer os sintomas ou se ela teve contato com algum caso suspeito ou confirmado do novo coronavírus.

De acordo com Longo, determinadas precauções bastam para prevenir o Covid-19, como lavar as mãos até a metade do pulso, limpando a parte interna das unhas; tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo, entre outras medidas. Com informações da assessoria de imprensa da SEE.

Blog: O Povo com a Notícia