As empresas de telecomunicações
Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo têm até o dia 13 de
julho para lançar uma lista nacional de consumidores que não querem receber
chamadas de telemarketing com o objetivo de oferecer serviços. A determinação é
da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
As empresas também deverão, no mesmo prazo, criar e divulgar amplamente um
canal por meio do qual o consumidor possa manifestar seu desejo de não receber
as ligações indesejadas. A lista de “não perturbe” deve ser única e o meio de
acesso a ela, ou seja, onde o consumidor poderá registrar seu número, também
deverá ser único, fácil e amplamente divulgado pelas prestadoras.
Nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande
do Sul e Santa Catarina já existem leis que preveem o cadastro de telefones
para bloqueio de ligações de telemarketing – não restritas às empresas de
telecomunicação.
A lista nacional bloqueia também as ligações realizadas por robôs. Com o
telemarketing automatizado, as operadoras passaram a usar um discador que
recebe uma lista de telefones para fazer as ligações. (Via: Agência Brasil)
Blog: O Povo com a Notícia