Um dos estados brasileiros já atingiu emergência de saúde pública devido à contaminação da varíola dos macacos. Nesta segunda-feira (22), o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou que Goiás tem 160 casos confirmados da doença. Além dos diagnósticos positivos, o estado tem 297 suspeitos e dez prováveis.
Segundo o Metrópoles, os confirmados são 157 homens e três mulheres. Entre os pacientes, as idades de maior contágio estão entre os 9 e 64 anos. De acordo com a pasta, Goiânia é a cidade com maior número de casos da varíola no estado, com 132 positivos.
Através do plano de contingência, a secretaria dividiu a situação da doença em três níveis. Segundo o documento, Goiás se encontra no terceiro estágio, conhecido como emergência de saúde pública. O órgão explica que esta fase é confirmada quando ocorre transmissão comunitária.
Plano de contingência
Equipes de vigilância epidemiológica e as unidades de saúde públicas e privadas devem ficar atentas aos casos de pessoas que apresentam sintomas que indicam a doença para fazer a coleta o mais rápido possível e, também, providenciar o exame.
O objetivo do plano é fixar orientações para o enfrentamento da doença a fim de minimizar os impactos dela na vida e na saúde da população de Goiás. O documento define normas que profissionais de saúde precisam seguir para atender os casos suspeitos da doença e informar como devem monitorar as pessoas que estão doentes de quem teve contato com pessoas infectadas.
Mesmo com a situação de emergência declarada, o plano de contingência não tem medidas de enfrentamento que provoquem um impacto econômico ou administrativo, como no caso do Coronavírus.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Blog: O Povo com a Notícia