Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 28 de junho de 2022

Mais de 60 mil professores de Pernambuco receberão atrasados do Fundef em 2022

Os professores do Estado de Pernambuco já vão receber os primeiros recursos dos atrasados do Fundef em suas contas de salários neste ano de 2022. De acordo com uma previsão do governo do Estado, mais de 60 mil professores receberão atrasados do Fundef neste ano, entre os ativos, aposentados e pensionistas.

Segundo o Blog de Jamildo a previsão de gastos agora em 2022 será de R$ 913 milhões com essa ação, de acordo com as informações da Secretaria de Educação do Estado.

O recurso bilionário correspondente a uma diferença devida pela União e será dividido com os professores da rede estadual, após um acordo do Governo do Estado com representantes da categoria.

Na semana passada, o governador Paulo Câmara enviou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Estado com a sugestão de critérios para o pagamento.

O projeto de lei 3523/2022, do Executivo, define o “pagamento extraordinário do Passivo Fundef, com a definição da destinação dos recursos, dos percentuais e critérios para o rateio dos recursos entre os beneficiados”.

Quem terá direito e será beneficiado?

Segundo o projeto, será repassado, na forma de abono, o valor correspondente a 60% (sessenta por cento) do montante recebido pelo Estado de Pernambuco aos profissionais do magistério da educação básica que estavam em cargo, emprego ou função, integrantes da estrutura, quadro ou tabela de servidores do Estado de Pernambuco, com vínculo estatutário, celetista ou temporário, desde que em efetivo exercício das funções na rede pública do Estado de Pernambuco durante o período em que ocorreram os repasses a menor do Fundef 1997-2006.

Além disto, será repassado ainda aos aposentados que comprovem efetivo exercício na rede pública escolar do Estado de Pernambuco durante o período em que ocorreram os repasses a menor do Fundef 1997-2006, ainda que não tenham mais vínculo direto com o Estado de Pernambuco, e aos herdeiros, em caso de falecimento dos profissionais alcançados por este artigo.

O recebimento do abono pelos profissionais contemplados com o rateio que não possuam mais vínculo com o Estado de Pernambuco ocorrerá mediante requerimento do interessado, conforme procedimento a ser estabelecido em regulamento.

Em caso de falecimento do profissional, os respectivos herdeiros apenas receberão o montante a que tem direito mediante apresentação de alvará judicial, através do qual se autorize o levantamento do valor.

Caráter indenizatório, não acumula no salário

O pagamento tem caráter indenizatório e não se incorpora à remuneração dos servidores ativos ou aos proventos dos inativos e pensionistas que fizerem parte do rateio.

O governador pediu que o projeto fosse apreciado pelos deputados estaduais em regime de urgência.

“A proposição normativa objetiva assegurar aos profissionais do magistério o direito ao recebimento do repasse dos valores remanescentes em virtude do cálculo do valor anual por aluno oriundo da distribuição dos recursos do fundo e da complementação da União ao Fundef. Visa ainda atender a finalidade da destinação originária dos recursos do Fundef, especialmente para fins de garantir o percentual de 60% (sessenta por cento) das verbas para os profissionais do magistério”, explica o governador, no projeto.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia