Enquanto uma quadrilha junina se apresentava, no último domingo (19), uma secretária municipal de Cultura, teria invadido o espaço do show e interrompido o grupo sob a alegação de que a apresentação era uma “macumba”. O caso aconteceu na cidade de Uruburetama, no interior do Ceará. Na quarta-feira (22), a prefeitura informou a saída da gestora do cargo.
O grupo de dançarinos do Trem Maluco fazia um número em homenagem à Santa Dulce dos Pobres, freira baiana reconhecida mundialmente pelos seus feitos sociais. A apresentação teve início com batidas de tambores – uma referência à ligação da santa com as religiões de matiz africana –, momento em que a secretária Fernanda Carneiro teria afirmado que o evento era católico, mas que "estava parecendo um terreiro de macumba".
"A gente tá com um tema sobre Santa Dulce esse ano, e a Santa Dulce da Bahia tinha uma ligação muito forte com o candomblé, com pessoas da umbanda, que eram pessoas que ajudavam ela. Então a gente traz isso na nossa homenagem. A primeira música que a gente traz, 'Boa noite povo que eu cheguei'”, disse um dos membros em entrevista ao G1.
Agora, a Polícia Civil cearense investiga o episódio como um possível crime contra o sentimento religioso. Quem também entrou no caso foi o Ministério Público do Ceará, que pediu à gestão municipal e a Secretaria de Cultura que prestem esclarecimentos sobre o caso em até 10 dias.
A prefeitura de Uruburetama, por sua vez, emitiu um comunicado onde diz que a própria gestora pediu afastamento do cargo alegando “problemas emocionais”. “Assim, desde a referida data a ex-secretária não está mais à frente das funções da pasta da cultura desta municipalidade".
A gestão também lamentou o ocorrido e pediu desculpas, além de ressaltar que “não compactua, enquanto entidade que preza pelo bem comum da sociedade e da cultura, com nenhum tipo de preconceito ou intolerância”.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Blog: O Povo com a Notícia