O agregador de pesquisas do Jornal do Commercio, batizado de JC/ODDSPOINTER, mostra a evolução da intenção de voto para o Governo de Pernambuco. A plataforma agrega dados de diversas pesquisas eleitorais registradas no estado.
Trata-se de uma parceria entre o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e a ferramenta de prognósticos eleitorais OddsPointer. Também será exibida a intenção de voto para a Presidência e Senado em Pernambuco.
De acordo com o agregador, Marília Arraes (SD) lidera a corrida para o Governo de Pernambuco de forma isolada, com 32,11% de intenção de voto agregada. Raquel Lyra (PSDB)tem 13,4%, enquanto Miguel Coelho (UB) fica com 10,27%.
Anderson Ferreira (PL), fica com 7,07%, enquanto Danilo Cabral (PSB), candidato governista, marca 4,55%. Brancos e nulosestão em 16,21%, mais que a soma dos candidatos em quarto e em quinto lugar na disputa pelo Governo de Pernambuco.
“Com o registro das candidaturas e o início das campanhas oficiais em agosto, a curva crescente das intenções de votos brancos e nulos, captada nos últimos dois meses, pode alterar-se e uma eventual migração desses votos é capaz de modificar a trajetória de evolução das preferências dos eleitores”.
A explicação é de Pedro Paulo de Assis, coordenador de Desk Research, e Vinícius Silva Alves, diretor de dados e métodos do OddsPointer.
Saiba mais sobre o agregador de pesquisas eleitorais da eleição em Pernambuco
O agregador JC/OddsPointer analisa pesquisas divulgadas a partir de janeiro deste ano por institutos como o Datafolha, Ipespe e Voz Populi. Além de medir a intenção de voto, é possível projetar as chances de vitória no primeiro turno ou de chegar ao segundo turno, seja em primeiro ou segundo lugar.
O número apresentado não é uma média simples das pesquisas. Ele evita distorções tratando os detalhes de cada pesquisa eleitoral, levando-se em conta o número de entrevistas, o tipo de coleta e outras informações específicas de cada instituto. (Via: Blog do Jamildo)
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Blog: O Povo com a Notícia