Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Primeiro caso de cavalo infectado com protozoário da Doença de Chagas é identificado no Nordeste

Uma pesquisa veterinária no Rio Grande do Norte identificou um cavalo infectado com o protozoário trypanosoma cruzi, responsável pela Doença de Chagas. Esse é o primeiro caso no Brasil e um dos primeiros descritos pela ciência no mundo.

De acordo com o G1, o resultado da pesquisa que faz parte do doutorado do médico-veterinário Vicente Toscano, vai ser publicado na revista científica Parasitology Research. A pesquisa também identificou caprinos e ovinos infectados pelo mesmo agente. O estudo ocorre no laboratório de biologia dos parasitos, dentro do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A pesquisa foi realizada em oito municípios das regiões Agreste, Central e Oeste. "Os animais servem de sentinelas para novos casos de zoonoses. Se o poder público vigiar os animais, ele conseguirá prever o surgimento de surtos e epidemias nos humanos, em determinadas regiões", ressaltou o pesquisador.

De acordo com o médico-veterinário, a ideia da pesquisa é entender o ciclo da transmissão da doença de chagas para humanos e a importância também dos animais domesticados nesse processo.

“O barbeiro não nasce infectado. Quando ele surge em uma casa, infectado, e não tinha ninguém daquela casa já infectado, a gente tem que entender onde é que esse besouro teve contato com o trypanosoma cruzi. É por isso que começamos a investigar os animais. Eu já tinha relatado casos em cães e agora, no meu doutorado, em caprinos, ovinos e no cavalo”, explicou o profissional.

De acordo com o profissional, o Rio Grande do Norte tem atualmente cerca de 15 mil pessoas infectadas com a doença de chagas.

O que é a Doença de Chagas

A Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, e é transmitida ao homem através do inseto conhecido como barbeiro (Triatoma infestans) através do contato com as fezes contaminadas do besouro. Ela pode afetar o coração e o sistema digestivo.

O Ministério da Saúde (MS) explicou que a doença de Chagas pode se manifestar de em duas fases, sendo a aguda com apresentação de sintomas, ou não, e a crônica, que se torna mais crítica.

Na fase aguda, os sintomas que podem aparecer são: febre prolongada, dor de cabeça, fraqueza e mal-estar, inchaço no rosto e nas pernas. Já na fase crítica, a doença pode apresentar problemas cardíacos e digestivos.

Prevenção e tratamento

Para evitar o contato com o inseto barbeiro, vetor da Doença de Chagas para os seres humanos, as autoridades de saúde alertam para que a população fique atenta com os cuidados dentro de casa.

Caso encontre o barbeiro, não o esmague ou manipule com as mãos. A orientação do MS é acionar equipes técnicas da Vigilância de Saúde locais para eliminar o inseto ou possíveis colônias.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia