A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, chegou a Taiwan nesta terça-feira (02), em visita que aumenta a tensão entre a relação de Pequim e Washington. O roteiro da viagem foi mantido em sigilo durante a semana.
O presidente chinês, Xi Jinping, elevou o tom contra os EUA e alertou para a Casa Branca “não brincar com fogo”, fazendo relação com a passagem da política por Taiwan.
O avião americano com Nancy Pelosi pousou as 22h40, pelo horário local, 11h40 pelo horário de Brasília. Ela chegou em um Boeing da Força Aérea americana. Ela pousou no aeroporto de Songshan, nos arredores de Taipé, chegando de Kuala Lumpur, na Malásia.
Os mercados internacionais fecharam em queda nesta segunda-feira, dia primeiro, por causa da escalada de tensões na Ásia. Pequim considera Taiwan como parte do seu território que um dia deverá voltar a fazer parte da China.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Antes do avião de Pelosi a Taiwan pousar, a China anunciou uma série de exercícios de artilharia no Mar de Bohai, próximo ao Mar Amarelo.