Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Jair Bolsonaro fica em "maus lençóis" após análise de minuta por equipe de Lula e Polícia Federal; Entenda

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou em maus lençóis após a análise da minuta de decreto encontrada na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, prevendo a decretação de Estado de Defesa, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mudar o resultado da eleição.

Após análise por parte da Polícia Federal e da equipe do presidente Lula (PT), as partes consideraram que esta é a primeira prova de que o governo do liberal cogitou dar um golpe de Estado. Segundo os investigadores, o documento complica também a vida do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro. Ambos terão de, segundo eles, explicar o objetivo do decreto.

A Polícia Federal, de acordo com o colunista do G1, Valdo Cruz, avaliou que as primeiras explicações de Torres, exonerado do cargo ex-secretário da Segurança Pública do Distrito Federal, no último domingo (8), após os atos terroristas em Brasília, não convencem.

Na alegação, ele afirmou que o decreto foi uma proposta descartada, e seria triturada. Depois da divulgação da existência do documento, a cúpula do Palácio do Planalto formou a convicção de que surgiu a primeira prova de que Bolsonaro não estava apenas fazendo ameaças, mas planejava sim um golpe no país.

"É um elo da corrente golpista", classificou o ministro da Justiça, Flavio Dino. "É gravíssimo e é a materialidade que mostra o real objetivo dos eventos do dia 8 de janeiro", disse o ministro da Advocacia Geral da União, Jorge Messias.

Apesar de Torres negar nas redes sociais que era intenção do governo baixar o decreto, as declarações de Bolsonaro no ano passado corroboram que esse era um objetivo pretendido, nas quais o hoje ex-presidente dizia que a eleição de Lula não era legítima e a colocava em dúvida.

Em outro campo, a Polícia Federal avalia já ter provas contra financiadores e organizadores dos atos golpistas de domingo e vai indiciá-los. Já o governo Lula defende pressa nas investigações para que os processos cheguem no plenário do STF e os golpistas sejam condenados, barrando novos ataques aos Três Poderes.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia