Os beneficiários que recebem o Bolsa Família de forma indevida podem solicitar sua exclusão do CadÚnico voluntariamente.
A saída do programa pode ser solicitada no aplicativo do Cadastro Único durante os dias úteis da semana, das 7h às 21h. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em uma Portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
De acordo com a parta, a exclusão é exclusiva de “quem foi induzido a se inscrever de forma incorreta para recebe o Auxílio Brasil”, nome que substituiu o Bolsa Família durante o governo Bolsonaro (PL).
Além disso, a estimativa do Ministério é que 2,5 milhões de pessoas estejam recebendo o benefício indevidamente. Desde número, cerca de 5 milhões de pessoas são cadastradas como “morando sozinhas”.
COMO FAZER O CANCELMENTO?
Para excluir o se cadastro, basta acessa o app do site do Cadastro Único, e seguir o passo a passo:
Clique em “Consulta Completa”.
Após isto, no botão “voltar”
No botão vermelho, escolher “cancele o seu cadastro” para confirmar a decisão.
Por contada pandemia da covid-19 e sobrecarga nos locais de atendimento, o MDS definiu que os municípios terão um cronograma para a averiguação dos cadastros unipessoais, que vai do mês de março até dezembro deste ano.
“As pessoas serão avisadas por mensagens de extrato e até mesmo por SMS”, afirmou a pasta em nota.
As informações desta matéria foram baseadas no portal Agência Brasil.
Blog: O Povo com a Notícia