Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Lula detona privatização da privatização da Eletrobrás: “Bandidagem”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poupou críticas ao comentar sobre a privatização da Eletrobras, classificando a operação como “quase que uma bandidagem”. Nesta terça-feira (7), o petista garantiu ainda que a Advocacia-Geral da União (AGU) vai questionar a desestatização.

"O governo tem 40% das ações [da Eletrobras], e o governo só pode participar na direção como se tivesse 10%. Se amanhã o governo tiver interesse de comprar as ações, as ações para o governo valem três vezes mais do que o valor normal para outro candidato. Ou seja, foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria", disse Lula, em entrevista a canais de mídia alternativos no Palácio do Planalto.

"Inclusive, possivelmente o advogado-geral da União [Jorge Messias] vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo. Porque é contra o governo. Tanto na participação acionária nós queremos ter mais gente na direção, mais gente no conselho, quanto esse negócio de que você não pode comprar porque você vai pagar três vezes mais caro. Isso é uma coisa irracional, maquiavélica, que não podemos aceitar", acrescentou.

A proposta para a privatização da Eletrobras foi feita pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro através de medida provisória, aprovada com alterações pelo Congresso em junho de 2021. O texto foi convertido em lei em julho daquele ano com sanção do ex-mandatário.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia