Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Veja declaração de Moraes sobre esquema golpista que Marcos do Val revelou ter sido orquestrado por Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes foi avisado sobre o esquema golpista orquestrado por Jair Bolsonaro e revelado na manhã desta quarta-feira (2) pelo senador Marcos do Val (Podemos). A tentativa de golpe foi divulgada pela Veja.

Segundo Do Val, ele foi convidado para uma reunião secreta, em dezembro passado, com Bolsonaro e com o então deputado Daniel Silveira (PTB), que foi preso hoje pela manhã, um dia após o fim do seu mandato.

A pauta do encontro, segundo o senador, era convencê-lo a gravar clandestinamente uma conversa com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, com o objetivo de captar alguma fala comprometedora que pudesse resultar na prisão do magistrado.

O desejo de Bolsonaro era desencadear uma série de ações que colocariam o país em um caos institucional que pudesse resultar em um golpe de Estado, mantendo-o no poder mesmo após a vitória de Lula nas urnas.

No dia 14 de dezembro, Marcos do Val encontrou Alexandre de Moraes no salão branco do STF e contou o plano de Bolsonaro.

MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES

De acordo com Marcos do Val, Alexandre de Moraes se espantou com a revelação. "Não acredito", disse o ministro.

Diante da reação do ministro, Do Val enviou, na noite do mesmo dia, mensagens a Daniel Silveira, que tentava insistentemente convencê-lo a participar do plano.

"Irmão, vou declinar da missão”, escreveu, sem dar maiores explicações.

O deputado respondeu apenas: “Entendo, obrigado”.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia