O ministro Alexandre de Moraes foi avisado sobre o esquema golpista orquestrado por Jair Bolsonaro e revelado na manhã desta quarta-feira (2) pelo senador Marcos do Val (Podemos). A tentativa de golpe foi divulgada pela Veja.
Segundo Do Val, ele foi convidado para uma reunião secreta, em dezembro passado, com Bolsonaro e com o então deputado Daniel Silveira (PTB), que foi preso hoje pela manhã, um dia após o fim do seu mandato.
A pauta do encontro, segundo o senador, era convencê-lo a gravar clandestinamente uma conversa com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, com o objetivo de captar alguma fala comprometedora que pudesse resultar na prisão do magistrado.
O desejo de Bolsonaro era desencadear uma série de ações que colocariam o país em um caos institucional que pudesse resultar em um golpe de Estado, mantendo-o no poder mesmo após a vitória de Lula nas urnas.
No dia 14 de dezembro, Marcos do Val encontrou Alexandre de Moraes no salão branco do STF e contou o plano de Bolsonaro.
MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES
De acordo com Marcos do Val, Alexandre de Moraes se espantou com a revelação. "Não acredito", disse o ministro.
Diante da reação do ministro, Do Val enviou, na noite do mesmo dia, mensagens a Daniel Silveira, que tentava insistentemente convencê-lo a participar do plano.
"Irmão, vou declinar da missão”, escreveu, sem dar maiores explicações.
O deputado respondeu apenas: “Entendo, obrigado”.
Blog: O Povo com a Notícia