Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Advogado suspeito de matar empresário tem inscrição profissional suspensa pela OAB-PE

O advogado José Francisco de Lima Filho, de 48 anos, suspeito de matar um empresário, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, está proibido de exercer a profissão. O presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, tomou a decisão de suspender, de forma monocrática, a inscrição dele.

O crime ocorreu no 16 de maio, em frente a uma padaria. Antônio Evaldo Carlos Doroteu, de 61 anos, foi baleado depois de discutir com o advogado. A esposa da vítima, também advogada e ex-sócia do suspeito, presenciou tudo, além do filho do casal. O suspeito, que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, está foragido.

O suspeito e a esposa da vítima eram sócios em um escritório de advocacia, mas a sociedade foi dissolvida de maneira conturbada. "A medida de suspensão, de caráter urgente, permanecerá em vigor até que a apuração do caso seja concluída pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED)", informou a OAB-PE.

"A OAB Pernambuco atua de forma firme e comprometida com a finalidade de criar um ambiente favorável aovfim da violência. Sendo assim, a OAB é um instrumento de apoio às vitimas de violência e deve agir de forma exemplar para que a sociedade compreenda o quão reprovável é esse tipo de ação", declarou Fernando Ribeiro Lins.

Nos fundamentos da sua decisão, o presidente Fernando Ribeiro enfatizou o compromisso da seccional com a promoção da não-violência e reconheceu a ausência, até o momento, de indícios que sustentem uma legítima defesa.

"A OAB-PE reitera que não tolerará condutas de seus inscritos que se afastem dos deveres estabelecidos pelo artigo 2º do Código de Ética da profissão (Resolução CFOAB nº 02/2015) e aproveita a oportunidade para expressar, mais uma vez, sua mais profunda solidariedade à família da vítima", informou a assessoria da entidade.

Sobre as investigações do crime de homicídio, a Polícia Civil informou que "as diligências seguem em andamento pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa)". (Via: Ronda Jc)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia