Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 27 de maio de 2023

Sertão: PRF leva ao Conselho Tutelar adolescentes localizados na BR-116 após fugirem de casa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acolheu e levou até os conselheiros tutelares uma adolescente de 14 anos e um jovem de 15 anos. Eles, que fugiram de casa no município de Trindade, foram levados até a unidade operacional da PRF em Belém de São Francisco por um caminhoneiro que estranhou a história contada pelos adolescentes. A ocorrência foi registrada neste 25 de maio – Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.

Embora mundo afora muitas histórias de desaparecimento de crianças e adolescentes não tenham desfechos, na ocorrência registrada pela PRF os dois jovens acabaram sendo encaminhados para um local seguro. De acordo com o que disseram os policiais, a dupla havia fugido de suas casas na manhã desta quinta e tinham a intenção de ir até a cidade de São Paulo.

Para isso, os adolescentes pediam carona a margem da BR-116. Achando que se tratavam de estudantes, um caminhoneiro os ofereceu carona, mas percebeu que algo parecia estar errado. Ele então resolveu parar no posto policial, onde explicou toda a situação e apresentou os jovens a fim de checar a veracidade do que contavam.

Aos policiais, a menina confessou que tomou a iniciativa de fugir. Já o menino disse ter aceitado o convite da amiga. Ambos falaram ainda que a fuga foi motivada pela relação conturbada com os familiares. O Conselho Tutelar de Belém de São Francisco foi acionado, levou os jovens ao encontro da família e realizará os procedimentos que caso exige para a garantia dos direitos dos dois adolescentes.

SISTEMA SINAL – Para situações como esta, de desaparecimento de pessoas, a PRF dispõe de um sistema – o “Sinal-Desaparecidos”. O objetivo dessa ferramenta é agilizar a comunicação de desaparecimento de pessoas e aumentar as chances de encontrá-las. É preciso acessar o portal da PRF e fazer o registro no Sinal. Após validação, o sistema dispara um alerta para todos os policiais em serviço, num raio de 500 quilômetros, com os dados da pessoa desaparecida.

O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O registro também pode ser feito por telefone. Basta ligar para o número de emergência da PRF- o 191. É importante ficar atento porque o cadastro no sistema “Sinal-Desaparecidos” não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia