Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Ex-presidente da Petrobras dispara contra fim do PPI no preço dos combustíveis: É uma grande mentira e não muda nada"

O ex-presidente da Petrobras, o general Joaquim Silva e Luna, criticou o fim da paridade de preços da gasolina e do diesel com o mercado internacional anunciado pela estatal na terça-feira (16). Para o general, trata-se de "uma grande mentira e não muda nada. As informações são do UOL.

Segundo Silva e Luna, o PPI (preço de paridade de importação) não era exatamente a política que definia os preços dos combustíveis. "Era apenas uma das referências." Ele destaca que a estatal leva em consideração a tendência do mercado de petróleo, a situação do abastecimento e a importação.

Na avaliação de Luna, o governo aproveitou um momento positivo dos preços internacionais e da queda do dólar para fazer o anúncio e tentar capitalizar ganhos políticos. "Há uma conjuntura de preços conspirando a favor do governo, mas a redução anunciada ontem pela Petrobras já era aguardada havia pelo menos uma semana", afirmou.

Para o general --que esteve à frente da Petrobras entre abril de 2021 a março de 2022, caso o governo Lula comece a interferir de forma mais pesada para manter um patamar supostamente artificial nos preços, há um risco de desabastecimento.

"Redução de preços tem que ser avaliada de forma cautelosa e conforme a conjuntura. Não somos autossuficientes. Além do risco de desabastecimento, há o receio de que a Petrobras passe a importar mais caro e vender mais barato, o que vai acabar dando prejuízos e processos", pontuou o general.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia