Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 23 de maio de 2023

Vitória de Rodrigo Novaes também representa vitória de João Campos no parlamento

O maior fiador da vitória de Rodrigo Novaes foi o presidente Alvaro Porto, que recebeu apoio de Rodrigo Novaes para ser eleito presidente. Ele abriu as portas da bancada do PSB para o tucano, de modo a torná-lo um consenso na Casa. O PSDB elegeu apenas três vereadores.

No entanto, a vitória de Rodrigo Novaes para o TCE revela ainda uma conquista política do prefeito João Campos, que operou nos bastidores e mostrou mais articulação no parlamento do que a governadora Raquel e a vice Priscila.

Raquel Lyra entra para a história como a primeira governadora eleita de Pernambuco a não eleger nenhum conselheiro do Tribunal de Contas do Estado no seu primeiro mandato. Especula-se que uma das consequências será a queda do secretário da Casa Civil, dando ao governo um reset e um recomeço na relação com a casa.

"Vilaça deve cair. O clima dentro do governo é esse neste momento. Há uma perspectiva de reformulação a respeito da articulação política, começando pela titularidade da casa civil", afirma uma fonte do blog de Jamildo.

Como João Campos ajudou Rodrigo Novaes?

O prefeito do Recife, João Campos, recebeu o deputado em sua casa para uma longa conversa e recalibrou a campanha. Depois de entrar no circuito, um dos deputados que saiu da disputa foi Francismar, muito ligados aos Campos.

Na contagem de bastidores, havia 12 parlamentares (dos 30 votos que recebeu hoje) que tinham muita resistência ao nome de Novaes. Seja por questões pessoais ou territoriais eleitorais. João Campos conversou um a um, para mudar o voto, ajudando no trabalho de Alvaro Porto para derrotar Raquel Lyra.

Na contabilidade dos aliados de Rodrigo Novaes, o candidato do PSB deve contar com 36 votos dos 49 deputados da casa.

"O prefeito está tomando conta pessoalmente desta questão e trabalhando para eleger Rodrigo... ele liga e chama os parlamentares para conversar. Se ele conseguir, será bom para a imagem política dele, mostrará força, uma vez que Rodrigo não é muito querido", afirma um dos interlocutores das conversas, ao blog, antes da votação oficial.

Descer do palanque

A maior ironia no processo diz respeito aos temores dos conservadores. Nas eleições, os aliados de Raquel Lyra afirmavam que Danilo Cabral, do PSB, não poderia vencer, entre outros motivos, porque ganharia o direito de indicar mais dois conselheiros ao TCE. Ela se elegeu, mas não teve força política ou habilidade para encaminhar a sucessão na corte de contas, depois de ter um início de gestão conflituoso na Alepe.

O deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) classificou como histórica a eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) nesta terça-feira (23).

Para o parlamentar, a vitória do deputado Rodrigo Novaes para a vaga da conselheira Teresa Duere – em primeiro turno e por ampla maioria de votos – revela três fatos importantes.

"Novaes realmente era a melhor opção por seu currículo e experiência, a Alepe está unida pelo bem de Pernambuco e, por último, resultou em mais uma derrota do governo Raquel/Priscila, que ainda não desceu do palanque e insiste em ações eleitoreiras e não em favor do povo".

“Sem dúvida, Rodrigo Novaes é o mais preparado para essa função. Um advogado experiente e com um amplo currículo. E a Assembleia Legislativa entendeu isso na hora da escolha e votou em peso nele. E mais uma vez Raquel e Priscila mostram que continuam em cima do palanque. Pararam o governo e tentaram empurrar o candidato delas goela abaixo, estilo rolo compressor. Nunca vi um governo querer tanto o enfrentamento, seja com servidores, com parlamentares, com o povo pernambucano. Terminou amargando mais uma derrota”, explicou Farias.

“Rodrigo Novaes é um grande quadro, que com certeza vai fazer um excelente trabalho no Tribunal de Contas. Gostaria de parabenizá-lo e desejar uma boa sorte nessa nova caminhada”, destacou Rodrigo Farias.

O novo conselheiro do TCE, Rodrigo Novaes, foi eleito com 30 votos dos 49 deputados. Advogado, tem experiência na advocacia, além de ter sido secretário de Estado, gestor jurídico da Secretaria de Administração, vice-prefeito de Floresta e está no quarto mandato como deputado estadual. (Via: Blog do Jamildo)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia