Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 3 de junho de 2023

Levantamento aponta que Brasil teve 144 mil cartões roubados e vendidos na dark web em 2023

Levantamento recente aponta que cerca de 144 mil cartões de pagamento foram roubados no Brasil em 2023. Com isso, o país é o mais afetado da América do Sul e o quinto mais atingido no mundo, segundo relatório da empresa de cibersegurança NordVPN.

O Brasil marca 0,56 ponto, em uma escala de 0 a 1, segundo índice de risco de fraude de cartão da NordVPN. Dentre 98 países analisados, o Brasil ocupa o 38º lugar nesta categoria.

Segundo estimativas dos pesquisadores da empresa, o preço médio da venda de um cartão na dark web é de R$ 42,94. 

Ainda de acordo com o relatório, o principal problema é que dois terços dos cartões vendidos por cibercriminosos têm informações adicionais, como número de telefone, e-mail e até endereço da vítima. No Brasil, mais de 48 mil cartões vendidos na dark web vêm com número de telefone das vítimas.

"Os cartões encontrados pelos pesquisadores são apenas a ponta do iceberg. As informações vendidas junto com esses cartões os tornam muito mais perigosos. No passado, as fraudes com cartões de pagamento eram feitas por meio de força bruta. Hoje, eles são roubados usando métodos mais sofisticados, como phishing e malware, e podem culminar até no roubo de identidade da vítima", alerta Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança cibernética da NordVPN, segundo o Ig.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia