Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Além de greve branca, Policiais Civis prometem entregar programa de horas extras em outubro

Assembleia da categoria ocorreu na tarde desta terça-feira,27, na frente da sede do Sindicato, em Santo Amaro. A entidade se disse frustrada.

“A categoria esperou por duas horas por uma reunião de mesa de negociação marcada com o Governo do Estado para as 9h e cancelada de última hora pelo Governo, deixando todos os policiais indignados com o descaso com toda a categoria”.

Além do lançamento da Operação Padrão, os Policiais Civis participaram de um Café da Manhã, e promoveram um mutirão de Doação de Sangue, durante todo o dia, com os Policiais Civis que estiverem presentes, ao Hemope. Houve também arrecadação de alimentos para as famílias carentes do Estado e vacinação contra a gripe. As ações sociais foram descentralizadas, ocorrendo em várias regiões do Estado, como em Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina.

Veja a nota oficial

“Após várias tentativas de diálogo por parte do SINPOL-PE, infelizmente, no dia de hoje, o Governo do Estado faltou à reunião que estava marcada desde abril com a categoria dos Policiais Civis, fato este que causou revolta e indignação entre os policiais. Os representantes da categoria ficaram aguardando por mais de duas horas a reunião em mesa de negociação, como dito anteriormente, marcada desde o mês de abril, mas, sem nenhum aviso prévio, o Governo não compareceu à reunião.

Diante dessa falta de respeito por parte do Governo do Estado, os Policiais Civis de Pernambuco realizaram na tarde desta terça-feira, 27, mais uma Assembleia da Campanha Salarial e Funcional 2021 / 2022, onde decidiram deflagrar uma Operação Padrão (intitulada “Operação Polícia Cidadã”), onde a partir de HOJE os Policiais Civis apenas farão exclusivamente aquilo que é legalmente estipulado como atribuições da categoria. Outra pauta decidida pela classe, na assembleia, foi a entrega do PJES (Programa de Jornada Extra) a partir do mês de outubro. Isso significa que a categoria não fará hora extra.

Tal postura do Governo é inadmissível, ainda mais quando o próprio Governo utiliza a produção dos Policiais Civis para fazer propaganda política, como redução de homicídios, de crimes patrimoniais, de cumprimento de mandato de prisão e de apreensão de armas de fogo. Os Policiais Civis produziram muito, mesmo durante a pandemia, porém não tem o seu trabalho reconhecido, mesmo quando o Estado apresenta um caixa cheio, com capacidade financeira de sobra para atender os pleitos da categoria.

É importante salientar que, enquanto Pernambuco é a 11ª economia dentre todos os estados da nação, os Policiais Civis pernambucanos tem o 22º pior salário do país. E, se comparado aos chefes, a distorção e a distância é completamente desarrazoada e injustificada.

O SINPOL vem acompanhando as contas do Estado, através dos balancetes oficiais referentes aos dois últimos quadrimestres fiscais, que mostram que Pernambuco está com a saúde financeira com capacidade “de sobra” para atender o pleito justo dos Policiais Civis. Inclusive, o SINPOL tem em mãos estudos feitos pelo DIEESE que confirmam a capacidade do Estado tem plena capacidade para repor as enormes perdas dos Policiais Civis, pois há muito tempo Pernambuco não tem uma saúde financeira tão boa. Em contrapartida é um dos estados que menos investe em Segurança Pública.

O SINPOL não aceitará a forma desrespeitosa de tratamento com a categoria por parte do Governo do Estado, nem a falta de reconhecimento e de valorização funcional e salarial, PPIs, além de tudo, os Policiais Civis já trabalham sem condições estruturais, funcionais e salariais mínimas para exercerem o seu trabalho.

Vale salientar que, desde o começo da Pandemia, mais de 100 Policiais Civis perderam a vida para a Covid-19, um número maior que as perdas para a criminalidade.

Não vamos mais aceitar essa forma de tratamento com a categoria. A partir de amanhã toda a direção do sindicato estará visitando as delegacias e institutos de Polícia do Estado, dialogando com os colegas para que seja cumprida à risca a Operação Padrão. Só assim deixaremos evidente que nada na Polícia Civil funciona sem o trabalho dos Agentes, Comissários, Escrivães e demais cargos da base da Polícia Civil de Pernambuco”. (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco – SINPOL PE)

Blog: O Povo com a Notícia