Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Saiba como funciona o 1º colheitômetro do Brasil que mede em tempo real produção e valor da agricultura do país

Quem passa pela BR-376, em Curitiba (PR), no trecho denominado Contorno Sul, já pode ver o primeiro colheitômetro do Brasil, um painel digital gigante que mostra a evolução das safras brasileiras. Inspirado no Impostômetro, que fica no centro de São Paulo, o colheitômetro é uma ferramenta que mostra, em tempo real, os números de colheita das principais commodities agrícolas produzidas no país, como soja, milho, arroz, cana e trigo.

O painel, de 10 metros de altura e 5 metros de comprimento, foi criado pela indústria de máquinas agrícolas New Holland, e também mostrará quanto cada cultura agrícola injeta na economia.

"Nossa intenção é mostrar para a população, especialmente a das cidades, a força e a importância da agricultura para o país. A New Holland é uma marca que celebra o agro em todo o lugar e o papel do Colheitômetro é expor a força e representatividade do campo para que o país todo conheça e tenha orgulho da sua agricultura", afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul.

Taniguchi explica ainda que Colheitômetro mostra dados de produção das principais culturas tanto em toneladas quanto em valores em reais que essa produção representa. Por enquanto são informados os dados do cultivo de soja, milho, arroz, cana-de-acúçar e trigo, mas a empresa informa que no futuro outras culturas serão acrescentadas à base de dados do contador digital.

A plataforma do Colheitômetro é alimentada por meio de informações oficiais, atualizadas em tempo real, com base no histórico e no cruzamento de dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), IBGE e Cepea-Esalq/USP e de outras fontes.

Blog: O Povo com a Notícia