Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 22 de janeiro de 2023

Jair Bolsonaro rebate acusações de Lula sobre yanomamis: “farsa”

Jair Bolsonaro (PL) quebrou o silêncio sobre as acusações de omissão contra o povo yanomami e disse que esta era mais uma “farsa da esquerda”. A afirmação de Bolsonaro foi feita na manhã deste domingo (22), através de publicação no Telegram.

Jair Bolsonaro (PL) quebrou o silêncio sobre as acusações de omissão contra o povo yanomami e disse que esta era mais uma “farsa da esquerda”. A afirmação de Bolsonaro foi feita na manhã deste domingo (22), através de publicação no Telegram.

Neste sábado (21), o presidente e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, visitaram Roraima para verificar a situação dos indígenas. O Ministério da Saúde declarou estado de emergência de saúde pública no território Yanomami para enfrentar à desassistência sanitária das populações. Ao menos oito crianças Yanomami em estado grave foram resgatadas desde a última segunda-feira (16) por técnicos da pasta.

Após visita, Lula fez um discurso emocionado sobre a situação do povo Yanomami, lamentou a situação dos indígenas e responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Sinceramente, o presidente que deixou a Presidência esses dias, se ao invés de fazer tanta ‘motociata’, tivesse vergonha e tivesse vindo aqui uma vez, esse povo não estaria abandonado como está”.

“Se alguém me contasse que aqui em Roraima tinha gente sendo tratada de forma desumana como vi o povo Yanomami sendo tratado, eu não acreditaria. Tive acesso a umas fotos dessa semana, não podemos deixar nossos indígenas abandonados como estão”, lamentou.

Segundo o Poder 360, em publicação no Telegram, Bolsonaro compartilhou ações na área da saúde em territórios indígenas durante seu governo. “Contra mais uma farsa da esquerda, a verdade! De 2020 a 2022, foram realizadas 20 ações de saúde que levaram atenção especializada para dentro dos territórios indígena”.

Depois do trecho acima, o ex-presidente apresentou uma publicação do Ministério da Saúde, de 20 de dezembro, com o título: “Assistência à população indígena foi uma das prioridades durante a pandemia de covid-19".

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia