Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Ministros do TSE apostam em julgamento de inelegibilidade de Bolsonaro até abril

De acordo com minsitros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já há ambiente para julgar ação que pede a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a Corte, julgamento pode ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, entre março e abril. As informações são do portal G1.

Ao todo, tramitam 16 ações contra Bolsonaro, mas fontes do TSE ouvidas afirmam que a mais avançada é a que trata da reunião de Bolsonaro com embaixadores no Palácio da Alvorada, quando ele ameaçou o sistema eleitoral com ataques às urnas.

Há uma corrida contra o tempo nos bastidores do TSE para colocar em pauta essas ações por causa de uma questão de composição da corte: em maio, Lewandowski se aposenta e, além do STF, deixa a vaga de titular do TSE. Para a vaga, assumiria Kassio Nunes Marques, aliado de Bolsonaro e que, entre outras ações, poderia pedir vista e interromper esse julgamento caso o tema fosse jogado para o segundo semestre.

Investigações

As ações que constam no TSE podem contar com provas já obtidas em um inquerito administrativo que foi aberto pelo ministro Luiz Felipe Salomão no ano passado em apuração sobre o descumprimento de regras e sobre a conduta de Bolsonaro durante a eleição.

Entre as provas recolhidas, estão irregularidades envolvendo o uso da TV Pública para fazer lives eleitorais, motociatas, entre outros.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia