Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

"Casamento feito", Líder do PSD na Câmara abre o jogo sobre demandas do partido para Governo Lula

Casamento feito. É assim que o líder do PSD na Câmara dos Deputados, Antonio Brito, define a relação entre Lula e seu partido nesse início de governo. O presidente eleito se reuniu com lideranças da legenda na última terça-feira (29) e encaminhou o acordo entre as partes para cooperação no Congresso Nacional.

Em entrevista ao BNews, Antonio Brito falou sobre as demandas de seu partido para o governo Lula, inclusive em relação a ocupação de espaços em Ministérios. O presidente faz mistério quanto aos nomes, mas deve começar os anúncios entre esta semana e a próxima.

Quinta maior bancada da Câmara com 42 parlamentares eleitos para a próxima Legislatura, o PSD também concentra a segunda maior bancada do Senado, com 11 Senadores. Portanto, é uma chave para quem pensa em governabilidade no Brasil.

"Tivemos uma reunião formal, a primeira depois da eleição de Lula. Eu já tinha sido designado por Kassab a partir de um convite formulado pelo presidente, por intermédio de Gleisi Hoffmann, para compro o conselho político, que tinha 14 políticos e agora também tem o PSD. É uma especie de órgão político da transição, avaliando os subgrupos", explicou Brito.

"A entrada do PSD já é uma sinalização de compor a base do governo tanto na câmara quanto no Senado."

Esse ingresso no Governo Lula indica que o PSD pode conseguir ministérios. Por hora, Antonio Brito prefere esconder o jogo, quando questionado sobre as pastas que são de interesse da legenda.

"Temos governadores, prefeituras, Senadores. E precisamos de parcerias no Governo Federal. Não é só na ocupação de espaços que se sustenta essa relação", afirmou.

Questionado sobre a possibilidade do baiano Otto Alencar assumir o Ministério de Saúde, ele avaliou que o Senador é um quadro preparado para qualquer pasta de primeiro escalão e tem experiência suficiente para fazer um bom trabalho, caso seja escolhido por Lula.

"O senador Otto é um nome para qualquer ministério que desejar. É nosso nome principal no partido. Temos também o senador Carlos Favaro, há outros quadros muito importantes que podem compor o governo no primeiro escalão", declarou Antonio Brito.

Na reunião com Lula, Antonio Brito esteve ao lado de nomes como o próprio Otto, além dos deputados Pedro Paulo, Domingos Neto, Sidney Leite, e o governador eleito de Sergipe Fabio Mitidieri.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia