Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 29 de novembro de 2022

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE PAZ; III FÓRUM DE EDUCAÇÃO DIREITO À EDUCAÇÃO E AO CONHECIMENTO

No último dia 25 do mês de novembro do ano que se aproxima do epílogo, na cidade de Ibimirim, aconteceu o III Fórum de Educação para uma Cultura de Paz, com o tema “Direito à Educação e ao Conhecimento”. O I Fórum e o II Fórum aconteceram nos anos de 2005 e 2007, nas cidades de Floresta e Jatobá, respectivamente. 

O evento que reuniu mais de 350 participantes - Educadores, Gestores Escolares, Secretários Municipais, Gerentes Regionais, Estudantes, Organizações Civis, Sindicatos, Movimentos Sociais, Pastorais, Dom Gabriel Marchesi (Bispo da Diocese de Floresta), Coordenação e Articulação do Projeto, representa a culminância das discussões, dos debates e das reflexões que acontecem ao longo das vivências do “Cultura de Paz”. 

No dizer do Prof. Paulo Rubem (@paulo_rubem_santiago), palestrante convidado para o III Fórum,” a educação para uma Cultura de Paz é uma educação para a compreensão crítica e a superação do modelo político, econômico e social que marca a desigualdade vigente, fruto do capitalismo periférico e dependente”. Para o Prof. Marcelo Bernardo, também palestrante do acontecimento,” não existe professor sem aluno; sem, com ou apesar das dificuldades, é preciso questionar onde está a nossa missão”? Nas Oficinas, foram discutidas as temáticas: 8 Anos de PNE/PME: O que mudou na educação?; A comunidade na gestão democrática da escola; Integração de alunos na gestão democrática; Neoliberalismo e seus impactos na educação; Organização sindical dos educadores - rede de comunicação e As inquietações com o novo ensino médio e a luta por uma educação emancipatória. Naquelas, foram pensadas as estratégias e encaminhamentos que redirecionarão a sequência de ações do Projeto. 

No ano de 2013, Dom Gabriel Marchesi fora empossado Bispo da Diocese de Floresta; e segue apoiando e fortalecendo o “Cultura de Paz”. Vivenciado há mais de 20 anos, o Projeto tem na Diocese de Floresta, a sua mentoria e autoria. A “adesão” ao Projeto, que é firmada por meio da manifestação expressa dos Prefeitos Municipais e dos Gerentes Regionais, deriva da observância do contexto social local. Mais recentemente, o Projeto segue acontecendo nos municípios de Belém do São Francisco, Betânia, Floresta (sede diocesana), Ibimirim, Itacuruba, Jatobá, Manari, Petrolândia e Tacaratu; nas Comunidades Indígenas do Povo Pankararu (Tacaratu) e do Povo Pankará (Itacuruba/PE). 

A construção de uma paz crítica e crística, justa e libertadora é a proposta levada às Escolas Públicas das Redes de Ensino Municipal, Estadual, Federal e à Rede de Ensino Privada. Na caminhada, as parcerias das Gerências Regionais de Educação Deputado Antônio Novaes (Floresta) e Sertão do Moxotó-Ipanema (Arcoverde) viabilizam a vivência do Projeto de Educação para uma Cultura de Paz nas Escolas da Rede de Ensino Pública Estadual. Na Rede Pública Federal, também acontece, por meio do Instituto Federal Campus Floresta. 

A Profª Alaíde Araújo, assume a Coordenação Diocesana do Projeto de Educação para uma Cultura de Paz. E sobre o III Fórum de Educação para Paz, ressalta: ...”um momento único e promissor para a continuidade do Projeto Cultura de Paz nessa região; a nossa gratidão a todos e a todas as mãos e mentes que trabalharam e contribuíram para a realização deste Fórum; só tenho a agradecer a Deus e a todos que não mediram esforços para que tudo saísse da melhor forma possível; é gratificante ter ao nosso lado mulheres e homens que nos encorajam e que nos mostram alternativas para encontrar caminhos possíveis; é certeza que muitos frutos virão...A paz do mundo começa em mim... não existe fim para a construção da paz...ela é contínua”... Floresta/PE, 28 de novembro de 2022.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia