A transição de governo começou, oficialmente, nessa segunda-feira (7/11), com o dia dedicado a reuniões técnicas e jurídicas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Nesta terça (8/11), é a vez de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva desembarcarem na capital federal para darem início ao trabalho duro de transição da gestão Bolsonaro para a petista.
O presidente eleito pretende se reunir com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber; e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Segundo apuração do Metrópoles, a ideia é fazer algumas visitas de cortesia, com “acenos institucionais” ao Legislativo e Judiciário.
A expectativa é que Lula vá ao CCBB, sede do governo de transição, ainda nesta semana. O cronograma inicial previa que o presidente eleito visitaria as instalações do prédio nesta terça, mas como o desembarque ocorrerá à noite, a presença no CCBB pode ficar para quarta-feira (9/11), durante agenda com os chefes dos Poderes.
Nesta terça, o vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição, Geraldo Alckmin (PSB), deve comandar reuniões com lideranças de partidos, porém, tendo como foco o acesso a dados do atual governo. A ideia, de acordo com interlocutores, é deixar o anúncio de nomes que integrarão o primeiro escalão para as próximas semanas, uma vez que Lula ainda articula a ampliação de sua base no Congresso.
Blog: O Povo com a Notícia