Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Lula fez cirurgia que evolve anestesia geral e biópsia; saiba como foi procedimento

O presidente eleito Lula (PT) foi internado no hospital Sírio-Libanês durante o último domingo (20) para a retirada de uma lesão na garganta. E o procedimento feito pelo líder petista envolveu uma série de etapas médicas.

O futuro chefe do Executivo foi internado após a realização de exames de rotina no último sábado (19), que apontaram inflamação das cordas vocais e leucoplasia na laringe, que é caracterizada por manchas brancas na região interna da garganta.

Lula teve câncer de laringe em 2011. O presidente eleito se tratou com quimioterapia e radioterapia até ser considerado curado em 2012.

O procedimento recente durou 40 minutos e foi supervisionado por dois cirurgiões. Lula recebeu anestesia geral para que as cordas vocais ficassem imóveis no decorrer da operação. A lesão tinha 5 milímetros e foi considerada superficial, sendo extraída com uma tecnologia de laser “CO 2”.

O método envolve a retirada do tumor com a ajuda de um raio lazer, sem danos para estruturas que estejam ao redor. Na operação, os médicos ainda fizeram uma biópsia para encontrar a área afetada. A recuperação do petista envolve poupar a voz nos próximos dias. Os detalhes foram dados por O Globo nesta segunda-feira (21).

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia