Soldados ucranianos foram recebidos com festejos na cidade de Kherson, nesta sexta-feira (11), única capital regional que Moscou havia ocupado em quase nove meses de invasão russa. O anuncio de retomada da cidade foi feito através do Facebook do Ministério da Defesa.
Vídeo:
Para Kiev, essa retomada é uma "vitória importante" e mostra que "não importa o que a Rússia faça, a Ucrânia vencerá" a guerra, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter.
O Ministério da Defesa da Rússia disse mais cedo nesta sexta que concluiu a retirada das tropas da margem ocidental do rio Dnipro, na região de Kherson. Os russo anunciaram a saída de mais de 30 mil soldados da região.
Kherson é a principal cidade da região de mesmo nome - uma das quatro regiões ucranianas que o presidente Vladimir Putin proclamou em setembro estar incorporando à Rússia "para sempre", e que o Kremlin disse que agora responde a Moscou. Kherson tem importância estratégica por fazer fronteira com a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e era até agora o maior troféu de campanha dos russos na ofensiva iniciada em 24 de fevereiro.
Blog: O Povo com a Notícia