Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Polícia Civil de PE realiza Operação ZELOS; Um dos envolvidos é suspeito de já ter praticado mais de 30 homicídios

Desmembrada de investigação em curso na Delegacia de Porto de Galinhas, a Operação ZELOS, realizada pela 43a Circunscrição Policial em conjunto com a 10ª Delegacia Seccional, apura as condutas criminosas de indivíduos integrantes de organização criminosa Trem Bala/CLS que atuam no Cabo de Santo Agostinho.

As investigações revelaram forte atuação de tais indivíduos no tráfico de drogas e crimes conexos, sobretudo homicídios. Vale destacar que há, até mesmo, atuação de indivíduos que se encontram presos, mas que continuam a exercer funções no grupo criminoso, muitas vezes exercendo papel de liderança. Observou-se, inclusive, que um dos investigados, por sua periculosidade, causa certo temor em seus subordinados. Tal alvo seria autor de diversos homicídios, vangloriando-se de tal feito, com a estimativa de já ter praticado mais de trinta crimes letais contra a vida.

No curso de tais investigações, restou claro tratar-se de um grupo bastante violento, havendo, inclusive, menção a possibilidade de matar um policial militar, por sua atuação no combate ao crime no município. De outra parte, observou-se haver a movimentação de uma quantidade expressiva de entorpecentes pela organização criminosa.

Vídeos:


Destaca-se ainda o enorme poder de fogo dos investigados, os quais contam com a posse de armas de grosso calibre. Nesse sentido, as investigações apontaram que tais indivíduos tem acesso a diversos revólveres, pistolas e até mesmo um rifle. Ademais, identificou-se a existência de planos para envio de armas brancas e drogas para a FUNASE, no Cabo de Santo Agostinho.

De outra parte, apurou-se que há uma grande rivalidade entre a facção CLS/Trem Bala, ligada à ORCRIM Comando Vermelho, e uma outra facção com atuação no Cabo de Santo Agostinho, ligada à ORCRIM PCC, em decorrência do desejo de expansão do domínio de área de comércio de drogas, da qual resultaram inúmeros homicídios. Não obstante, no tocante a atuação da ORCRIM “CLS”, os integrantes do grupo são responsáveis pela maioria dos homicídios ocorridos nas cidades do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, “berço” do referido grupo criminoso.

Desse modo, a presente investigação, além de revelar a autoria de diversos crimes ocorridos no Cabo de Santo Agostinho e lançar um panorama geral da atuação de facções criminosas no município, pormenorizou integrantes e a atuação destes na grade hierárquica da ORCRIM, inclusive identificando os líderes de tais grupos criminosos.

Nesse sentido, tal trabalho técnico investigativo,  resultou na expedição, pela 3º Vara Criminal do Cabo de Santo Agostinho, de 21 mandados de prisão e 4 de buscas domiciliares.

Zelos, na mitologia grega, é o deus da rivalidade, já que ele e seus irmãos estão ligados à guerra. Ele é o furor da guerra. Nesse sentido, a operação policial realizada pela Delegacia de Porto de Galinhas em conjunto com a 10a Delegacia Seccional do Cabo de Santo Agostinho recebeu esse nome em uma referência ao constante e violento conflito entre as organizações criminosas no Cabo de Santo Agostinho, reflexo de uma disputa incessante de tais grupos pelo domínio do tráfico de drogas nas regiões em que atuam.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia