Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Yanomamis fazem denúncia grave ao Ministérios dos Povos Indígenas; Saiba detalhes

Yanomamis denunciaram o assassinato de três indígenas por garimpeiros durante visita da ministra Sônia Guajajara, do Ministérios dos Povos Indígenas, no último domingo (5). Além disso, a pasta também confirmou a morte de uma criança por desnutrição.

O Ministério dos Povos Indígenas e a Funai já solicitaram ações imediatas do Ministério da Justiça para uma ação de retirada dos corpos, para que a família possa ao menos realizar o ritual cultural de morte”, diz a pasta em nota.

De acordo com o relato dos Yanomamis, os corpos estão retidos no garimpo Xiriana, dois na região de Parima, outro, na região de Hamozi.

Governo prepara megaoperação para expulsar garimpeiros de terra Yanomami

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

O Governo Federal, sob ordem do presidente Lula (PT), vai iniciar ainda esta semana uma megaoperação para expulsar os garimpeiros instalados em terras yanomamis. O objetivo é retirar do local mais de 20 mil garimpeiros ilegais que permanecem como invasores na reserva indígena.

A decisão foi tomada por Lula após visita à Roraima, onde encontrou os indígenas em situação degradante, com desnutrição severa. Lula culpou o governo Jair Bolsonaro por omissão e também o garimpo ilegal pela devastação dos recursos naturais.

Além do descaso e do abandono por parte do governo anterior, a principal causa do genocídio é a invasão de 20 mil garimpeiros ilegais, cuja presença foi incentivada pelo ex-presidente. Os garimpeiros envenenam os rios com mercúrio, causando destruição e morte", disse.