Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Em PE: PMs, motoristas de transportadoras e advogado são presos em operação contra roubos de cargas em 4 estados; Assista

Policiais militares, motoristas de transportadoras e um advogado foram presos nesta terça (7), durante uma operação contra uma quadrilha especializada em roubos e receptação de cargas. Ao todo, a Polícia Civil cumpriu 18 mandados de prisão e dez de busca e apreensão em Pernambuco e em outros três estados do Nordeste (veja vídeo abaixo).

A organização criminosa, envolvida com ao menos 12 assaltos, foi alvo da Operação Carreteiros. Em entrevista coletiva concedida na sede da Polícia Civil pernambucana, no Recife, foram repassados detalhes da ação.

Veja números

21 mandados de prisão expedidos;

18 mandados de prisão cumpridos;

4 PMs presos;

1 advogado preso;

7 presidiários que atuavam de dentro de cadeias autuados;

10 mandados de busca expedidos e cumpridos;

12 ocorrências registradas m Boletins de Ocorrências (roubo, receptação, porte e armas e Homicídio);

120 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães participaram da operação.

Segundo a polícia, os PMs de Pernambuco estão entres os capturados. Eles forneciam armas para a quadrilha e também participavam efetivamente dos assaltos. O advogado, também de Pernambuco, era o responsável pela logística de receptação da carga roubada.

"Ele fazia a ligação entre os criminosos e os comerciantes que ficavam com as mercadorias", afirmou o delegado Eduardo Cavalcante.

Ainda segundo o policial, os motoristas de transportadoras ou terceirizados tinham papel importante na organização criminosa.

"Com informações privilegiadas, esses motoristas alertavam os integrantes da quadrilha para a movimentação de cargas mais valiosas", afirmou.

Cavalcante disse que os condutores dos caminhões desligavam o sistemas de rastreamento por satélite e deixavam os veículos sem comunicação com as empresas.

Ainda de acordo com o delegado, as cargas eram levadas para o comércio clandestino ou para mercadinhos em vários municípios pernambucanos.

A polícia informou, também, que a operação vai prosseguir para tentar capturar os três foragidos.

Ainda de acordo com o g1PW, os envolvidos foram autuados por roubo majorado, receptação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

As penas são as seguintes

Roubo majorado: mais de dez anos de prisão;

Organização criminosa: até oito anos de prisão;

Lavagem de dinheiro: até dez anos de prisão e multa;

Receptação: até 4 anos.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia